COS-DRONES-2016-03-02: Development of a privacy and data protection culture in the unmanned aircraft sector (drones)

Inscrição:

http://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/opportunities/cosme/topics/cos-drones-2016-03-02.html

O prazo para submissão eletrónica de candidatura é 4 de abril de 2017 às 17h00 (hora em Bruxelas).


Agenda:

Para informação mais detalhada consulte o sítio EASME-Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises, Comissão Europeia dedicada a esta call e os documentos associados.


Introdução:

No âmbito do  COSME – Programa para a Competitividade das Empresas e das PME, está publicado um convite para apresentação de proposta(s) que vise contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de privacidade e proteção de dados no sector das aeronaves não tripuladas (UA – drones) na União Europeia. Tendo em conta as especificidades dos diferentes atores neste domínio – fabricantes, pilotos e operadores –, esta ação tem por objetivo produzir materiais e ferramentas digitais que lhes permitam cumprir com as suas responsabilidades e obrigações neste domínio.

O orçamento total destinado ao co-financiamento de projectos associados a este convite é estimado em 450 000,00 para uma taxa máxima de co-financiamento de 90% dos custos elegíveis.


Objectivo:

A ação abrangerá apenas as atividades profissionais desenvolvidas nos Estados-Membros da UE e incidirá nas necessidades das PME, das empresas em fase de arranque e dos empresários ativos no domínio da UA (profissionais da UA), não abrangendo atividades desenvolvidas pelas autoridades públicas.


Destinatários:

Os candidatos devem ser entidades jurídicas, públicas ou privadas, legalmente constituídas, formando um consórcio, que deve ser composto por, pelo menos, duas entidades jurídicas estabelecidas em dois Estados-Membros da EU, nomeadamente:

– organização sem fins lucrativos (privada ou pública);
– autoridades públicas (nacionais, regionais e locais);
– organizações internacionais;
universidades ou instituições de ensino;
– centros de investigação;
empresas.